12 de abr de 2013

III Reparq tem prazos prorrogados

III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia:
perfil, evolução e perspectivas do ensino e da pesquisa em Arquivologia no Brasil

A Profa. Aurora Leonor Freixo, membro da comissão organizadora da III Reparq informa que o prazo para submissão de trabalhos foi prorrogado até 30 de abril de 2013.

Apresentação
A institucionalização da Arquivologia, como campo científico, no Brasil, encontra-se em processo de consolidação, em decorrência das conquistas em âmbito nacional e, também, pela própria afirmação da área, na esfera internacional. Entre os anos de 1977 e 2012, o ensino universitário da Arquivologia, na graduação, vem se expandido e conquistando identidade própria. Totalizam, no momento, 17 cursos de graduação, todos ministrados por universidades públicas federais e estaduais, distribuídos nas 5 regiões político-administrativas do Brasil. A ausência de Mestrado e Doutorado em Arquivologia no país, motivou uma demanda dos profissionais da área junto a programas de pós-graduação em Ciência da Informação, História, Administração, Educação e Engenharia de Produção. O ano de 2012 se apresenta como marco significativo na história da Arquivologia brasileira, quanto à pós-graduação, por meio da criação do primeiro curso de Mestrado Profissional em Gestão de Documentos e Arquivos. A produção e a difusão da literatura arquivística brasileira se concentra, em grande escala, nas regiões Sudeste (92%), Centro-Oeste (5%) e Sul (3%). As regiões Norte e Nordeste contam com uma produção limitada. Acompanhar a evolução dessa trajetória é fundamental para possibilitar uma demarcação da área, sobretudo, para subsidiar a construção de uma consciência coletiva da comunidade arquivística representada por discentes, docentes e pesquisadores. Por outro lado, mostram-se oportunas as reflexões sobre os caminhos futuros da Arquivologia no país, sob as perspectivas do Plano Nacional de Educação (2011-2020), do Plano Nacional de Pós-Graduação (2011-2020) e do incremento de políticas públicas de fomento à pesquisa e à inovação.

Prazos 

  • Submissão de trabalhos: 07/01/2013 a 30/04/2013
  • Envio dos pareceres aos autores: até 31/05/2013
  • Envio, pelos autores, da versão final do trabalho, em caso de ajustes solicitados pelos avaliadores: até 15/06/2013
  • Divulgação da programação final: até 30/06/2013


Inscrição 

  • A inscrição na III Reparq é gratuita;
  • Todos os participantes deverão preencher o formulário de inscrição no evento, inclusive aqueles que irão apresentar trabalhos.

Submissão de trabalhos
  • A III Reparq receberá trabalhos para comunicação oral.
  • A cada participante é permitida a inscrição de até dois trabalhos.
  • Será emitido certificado de trabalho aceito e apresentado para cada autor, desde que inscrito na III Reparq. No certificado constarão os nomes de todos os responsáveis pela elaboração do trabalho.
  • Só serão aceitos trabalhos não publicados e resultantes de pesquisas já concluídas ou em estágio avançado de desenvolvimento, em que o autor seja, no mínimo, mestrando regularmente matriculado e que já tenha cumprido as disciplinas do 1º período do Curso.
  • No caso de trabalhos submetidos por mestrandos nas condições estipuladas acima, o autor deverá enviar declaração do Programa, comprovando o cumprimento das disciplinas do 1º período do Curso, para o email , a fim de validar a submissão.
  • No ato de submissão do trabalho pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento.
  • Todas as submissões devem ser feitas através no sítio do evento, guia "inscrições" ou  aqui.
  • O prazo para submissão dos trabalhos é de 15/01/2013 a 30/04/2013.
  • No caso de ajustes recomendados pelos avaliadores, o novo texto deverá ser resubmetido nas mesmas condições anteriores, através do no sítio do evento.
  • Os trabalhos devem ser submetidos em forma de texto completo, seguindo as normas estabelecidas;
  • O não cumprimento dessas normas significa automaticamente a desconsideração do trabalho.
  • As informações referentes aos trabalhos aprovados, bem como às datas e horários das apresentações orais estarão disponíveis no site do evento.

Regras para elaboração de resumo e texto completo
  • Os textos devem estar em formato que permita editoração: doc, docx.
  • O resumo e o abstract (em inglês) devem ser redigidos em fonte Times New Roman, tamanho 12, com espaçamento entre linhas do tipo simples, contendo no máximo 300 palavras.
  • No resumo e abstract devem estar especificados: os objetivos do trabalho, a fundamentação teórico-metodológica, os resultados e as conclusões.
  • A folha de rosto deve conter:
    > III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia - REPARQ 2013;
    > título do trabalho;
    > não colocar identificação do(s) autor(es) no texto.
  • O trabalho deve ter o formato A4, entre 15 e 20 laudas, inclusive folha de rosto e referências.
  • O tamanho das margens deve ser: superior 3,0cm; inferior 2,0cm; esquerda 3,0cm; direita 2,0cm.
  • O espaçamento entre linhas deve ser de 1,5, sem espaço entre parágrafos e com recuo de 1,25cm no início de cada parágrafo.
  • A fonte deve ser Times New Roman, tamanho 12.
  • As notas explicativas devem vir no rodapé da página onde são inseridas.
  • Os quadros, tabelas e figuras devem seguir as normas do IBGE.
  • A estrutura do texto, a numeração sequencial dos itens, as citações e referências devem seguir as normas da ABNT para trabalhos científicos.

Apresentação de trabalhos
  • O tempo de exposição será de 20 minutos.
  • A comunicação oral dará direito à publicação do trabalho nos anais da III Reparq.
  • Só um dos autores poderá efetuar a apresentação oral.
  • O certificado será emitido com o nome de todos os autores.
  • Somente será emitido certificado individual aos autores inscritos no evento.
  • A não apresentação do trabalho implica no cancelamento da emissão do certificado.
  • Projetores multimídia (datashow) e conexão com a internet estarão disponíveis no momento da apresentação.

Outras informações: http://www.reparq2013.ici.ufba.br/


III Reunião Brasileira de Ensino e Pesquisa em Arquivologia




Adaptado de e-mail enviado por José Maria Jardim e de informações da página do evento

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