8 de abr. de 2013

III Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória



O CTCM 2013 pretende estimular o debate sobre as tendências contemporâneas e os problemas estratégicos que envolvem a tecnologia aplicada à gestão da memória no âmbito da Ciência da informação e domínios afins. O evento se propõe a discutir as tendências universais para o tratamento, organização, difusão e acesso à informação registrada e o papel das networks no desenvolvimento de processos colaborativos.

Chamada de Trabalhos para a Conferência sobre
Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM) 

A Organização Geral da Conferência sobre Tecnologia, Cultura e Memória (CTCM-2013), por meio de sua Comissão Científica, torna pública a chamada de trabalhos completos, conforme as condições deste Edital. 

Serão aceitos trabalhos submetidos por pesquisadores, discentes e docentes de cursos de Graduação e Pós-graduação (Especialização, Mestrado e Doutorado), desde que a temática dos textos esteja em conformidade com os Grupos de Trabalho estabelecidos. 

Os trabalhos completos selecionados pela Comissão Científica deverão ser apresentados em forma de comunicação oral em horário e local a ser definido pela Comissão Organizadora do CTCM-2013. 

A tabela abaixo apresenta o cronograma relativo às submissões dos trabalhos. 


Datas Importantes
Atividade
Até 30 de Junho de 2013
Submissões de Trabalhos
31 de agosto de 2013
Notificação dos trabalhos aceitos
Até 31 de outubro de 2013
Inscrições
12-14 de novembro de 2013
Realização do CTCM 2013


 1.        Temáticas do CTCM 2013

Sugere-se que os autores do CTCM 2013 submetam trabalhos que ilustrem resultados de pesquisa, projetos, e experiências em andamento que descrevam avanços significantes. As temáticas são organizadas em eixos definidos a fim de agrupar os trabalhos em grupos de interesses correlatos. 
  1. Tecnologia aplicada à memória; 
  2. Sistemas Memoriais; 
  3. Redes de instituições memoriais; 
  4. Curadoria Digital; 
  5. Humanidades digitais; 
  6. E-Science librarianship; 
  7. Estratégias para preservação e acesso à informação; 
  8. Repositórios Institucionais e Acesso aberto; 
  9. Memória da Ciência e da tecnologia; 
  10. Políticas públicas para o patrimônio Cultural;
2.         Padronização dos trabalhos científicos

O CTCM-2013 apenas receberá trabalhos enquadrados nas seguintes recomendações.
  1. Os trabalhos completos devem ter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas, incluindo folha de rosto, referências, apêndices e anexos; 
  2. Formatação: arquivo DOC (Microsoft Word 97-2003). Formato A4 (margem superior e esquerda = 3 cm, margem inferior e direita = 2 cm). Espaçamento entre linhas 1,5 cm. Parágrafo com recuo de 1,5 cm, alinhamento justificado e sem espaços entre eles. Não usar numeração de páginas; 
  3. O sistema de submissões prevê a avaliação cega pelos pares. Por essa razão, o(s) nome(s) do(s) autor(es); a afiliação institucional de cada autor; a titulação de cada autor; e os e-mails de cada autor não devem constar no texto do trabalho: devem ser incluídos apenas nos metadados. 
ATENÇÃO: *Não* serão aceitos documentos no formato docx. Use a opção “Salvar como” e selecione o formato Word 2003, se for necessário.
  1. Conteúdo da primeira página (folha de rosto):
·  Título: letras maiúsculas em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
·  Subtítulo: letras minúsculas em negrito, fonte Times New Roman, tamanho 14;
·  Resumo: parágrafo único com até 200 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 10, antecedido da palavra RESUMO (maiúscula e negritada) em espaçamento simples;
·   Palavras-chave: entre 3 e 5 termos, em fonte Times New Roman, tamanho 10, abaixo do resumo;
·  Abstract: parágrafo único em língua inglesa com até 200 palavras, em fonte Times New Roman, itálica, tamanho 10, antecedido da palavra ABSTRACT (maiúscula, itálica e negritada), em espaçamento simples;
· Keywords: entre 3 e 5 termos em língua inglesa, em fonte Times New Roman, itálica, tamanho 10, abaixo do Abstract;
·  No resumo e abstract devem estar especificados: os objetivos do trabalho, a fundamentação teórico, método, resultados e as conclusões.

  1. Conteúdo do texto:
· O Corpo do Trabalho deve compor: Introdução, Desenvolvimento, Método, Resultados e Discussões, Considerações Finais ou Conclusão, Referências e;
· O Corpo do Trabalho deve ser digitado em fonte Times New Roman 12, espaçamento simples entre linhas e justificado;

3.         Procedimentos para submissão

Os trabalhos completos devem ser enviados até as 23h59min do dia 30 de junho de 2013 pelo sistema de submissão existente no site do evento (http://www.jalan.com.br/eventos/ctcm2013/formularioInscricao.php?i=1) seguindo as especificações abaixo.
Será permitido o número máximo de cinco (5) autores por produção científica. Os trabalhos submetidos que excederem este número não serão avaliados. Não haverá limites de envios de trabalhos para autores e co-autores.

O autor não poderá identificar-se no documento submetido para avaliação da Comissão Julgadora. Caso seja constatado qualquer indício, no texto que venha a tornar conhecida a sua autoria, o mesmo será desclassificado. 
A Comissão Organizadora encarrega-se de adicionar a autoria nos trabalhos, para a inclusão no Livro com ISBN do CTCM-2013.

4.         Critérios de avaliação

Os trabalhos submetidos devem atender aos seguintes critérios de avaliação: Clareza; Criatividade; Concisão; Correção; Encadeamento; Consistência; Precisão; Extensão; Especificidade. 

No final do julgamento, a comissão científica tomará as seguintes decisões sobre os trabalhos enviados: 
  • Aceito para apresentação e publicação; 
  • Aceito com restrições; 
  • Recusado.

5.         Modalidades de apresentação

Os trabalhos aceitos deverão ser apresentados na forma de comunicação oral ou pôster, atendendo às seguintes especificações: 
  • Apresentação oral de 15 minutos de exposição da produção, dando prioridade ao problema da pesquisa e aos resultados obtidos, podendo o autor utilizar, em sua apresentação, slides, vídeos, etc, complementado de até mais 5 minutos para esclarecimentos aos membros da Comissão Julgadora, assim como para o público presente. 
  • Pôster. Os pôsteres, pré-formatados em Power-point, serão exibidos em projeção sequencial em telas digitais no Hall do evento. 
6.         Certificados

Apresentação: Será concedido um certificado para cada produção, com indicação de todos os autores e entregue ao final da apresentação. 

7.         Publicação

Os trabalhos completos serão publicados na forma de livro com ISBN, e disponibilizados no formato e-pub (com ISBN) no Repositório Institucional da UFPE. 

8.         Premiação
  • Os dez trabalhos considerados pelo Comitê Científico como os mais inovadores serão reembolsados da taxa de inscrição; 
  • Destes, o trabalho mais inovador terá a cobertura das despesas de hospedagem custeadas pela organização do evento e será premiado com um Tablet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário