26 de nov de 2012

Competências docentes

Por André Porto Ancona Lopez

Será que nós, professores estamos realmente preparados para trabalhar com educação na era das novas TIC? Será que temos as competências necessárias para lidar com os alunos da geração Y? Será que antes de nos aposentarmos conseguiremos trabalhar didaticamente com os filhos da geração Y? 

Eu, assim como muitos colegas professores, uso, com maior ou menor sucesso, algumas ferramentas das novas TIC. Este blog, de tempos em tempos, busca dar destaque a algumas dessas possibilidades. Porém a questão de fundo não se refere ao uso localizado e/ou esporádico, mas sim à nossa capacidade de poder se valer de tais recursos. Em minha vida docente antes das novas TIC, por exemplo, sempre evitei, por uma questão pessoal, longas aulas expositivas, preferindo sempre estratégias mais interativas. Mas isso era uma opção, posto que eu tinha  (e ainda tenho, se  for necessário)  a competência de dar aulas expositivas. No ambiente atual percebo que muitas vezes a questão não é de escolha por usar este ou aquele recurso, porém de ter competência para tanto.

Med kharbach, publicou, um excelente artigo sobre as 33 habilidades necessárias a todo e qualquer professor do século XXI. Seu artigo está bem embasado e as competências estão fartamente referenciadas com ótimos links para seu melhor entendimento (veja o artigo aqui). Compilações sumárias em espanhol dessas ideias logo surgiram e ajudam a ampliar o debate para outros públicos e sintetizam as 33 habilidades mencionadas em uma lista. 

Obviamente, o objetivo da discussão não é esquematicamente fazer um check list do que se domina e do que ainda precisa ser melhor compreendido, porém ir ao âmago das questões, para as quais as habilidades somente representam um meio de atingir um fim maior. 

De qualquer modo vale à pena dar uma olhada na lista, compilada e traduzida para o espanhol pelo portal "Escuela 20" (ver post original aqui):
El docente del siglo XXI ha de ser capaz de:
1 - Crear y editar audio digital.
2 - Utilizar marcadores sociales para compartir los recursos con/entre los estudiantes.
3 - Usar blogs y wikis para generar plataformas de aprendizaje en línea dirigdas a sus estudiantes.
4 - Aprovechar las imágenes digitales para su uso en el aula.
5 - Usar contenidos audiovisuales y vídeos para involucrar a los estudiantes.
6 - Utilizar infografías para estimular visualmente a los estudiantes.
7 - Utilizar las redes sociales para conectarse con colegas y crecer profesionalmente.
8 - Crear y entregar presentaciones y sesiones de capacitación.
9 - Compilar un e-portafolio para su autodesarrollo.
10 - Tener un conocimiento sobre seguridad online.
11 - Ser capaz de detectar el plagio en los trabajos de sus estudiantes.
12 - Crear videos con capturas de pantalla y vídeo-tutoriales.
13 - Recopilar contenido Web apto para el aprendizaje en el aula.
14 - Usar y proporcionar a los estudiantes las herramientas de gestión de tareas necesarias para organizar su trabajo y planificar su aprendizaje de forma óptima.
15 - Conocer el software de votación: se puede utilizar, por ejemplo, para crear una encuesta en tiempo real en la clase.
16 - Entender las cuestiones relacionadas con derechos de autor y uso honesto de los materiales.
17 - Aprovechar los juegos de ordenador y videoconsola con fines pedagógicos.
18 - Utilizar herramientas digitales para crear cuestionarios de evaluación.
19 - Uso de herramientas de colaboración para la construcción y edición de textos.
20 - Encontrar y evaluar el contenido web.
21 - Usar dispositivos móviles (p.ej., tablets o smartphones).
22 - Identificar recursos didácticos online seguros para los estudiantes.
23 - Utilizar las herramientas digitales para gestionar el tiempo adecuadamente.
24 - Conocer el uso de Youtube y sus potencialidades dentro del aula.
25 - Usar herramientas de anotación y compartir ese contenido con sus alumnas y alumnos.
26 - Compartir las páginas web y las fuentes de los recursos que ha expuesto en clase.
27 - Usar organizadores gráficos, online e imprimibles.
28 - Usar notas adhesivas (post-it) en línea para captar ideas interesantes.
29 - Usar herramientas para crear y compartir tutoriales con la grabación fílmica de capturas de pantalla.
30 - Aprovechar las herramientas de trabajo online en grupo/en equipo que utilizan mensajería.
31 - Buscar eficazmente en internet empleando el mínimo tiempo posible.
32 - Llevar a cabo un trabajo de investigación utilizando herramientas digitales.
33 - Usar herramientas para compartir archivos y documentos con los estudiantes.
Quantas dessas habilidades será que dominamos? Umas 10, 15, 20? Mais até, conforme o caso, mas não creio que sejamos proficientes em todas elas. A esperança é que o tempo cure essa defasagem, quando os filhotes da geração Y assumirem nossos lugares. Mas, será que saberão, além de usar as ferramentas, ser professores? Só o tempo dirá... 

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Em tempo: agradeço a Henry Chero da RedDOLAC pela difusão da versão espanhola aqui.

Um comentário:

  1. Mensagem recebida de Leticia Mara de Meira, via e-mail em 07/12/2012:

    Olá Profº André.

    Obrigado pela postagem. Achei muito pertinente, na verdade fundamental para se pensar a formação docente, seja inicial ou continuada. (...) quem sabe agora possa buscar um trânsito maior por estas veredas.

    Estaremos divulgando no facebook/blog do setor.
    http://copeforufpr.blogspot.com/
    https://www.facebook.com/pages/Copefor/1734659761069727
    (...)

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