O livro "ARQUIVISTA, VISIBILIDADE PROFISSIONAL: formação, associativismo e mercado de trabalho", de autoria da Prof. Kátia Isabelli Souza (da Universidade de Brasília) está sendo comercializado em livrarias de todo o Brasil. Pedidos também podem ser feitos via e-mail, no valor de R$ 20,00 (vinte reais) mais os custos do envio. Envie a solicitação para kisabelli@gmail.com.
A obra apresenta componentes para o estudo do desenho da formação e análise das diversas formas de diálogo entre os profissionais arquivistas, o mercado de trabalho e o associativismo. Recentemente, o enfoque amplo e compreensivo do estudo brasileiro da Profa. Kátia foi mencionado como exemplo em projeto internacional sobre a formação de arquivistas na América Latina (ver aqui artigo da pesquisadora María Cristina Betancur, Colômbia), publicado na recém lançada revista Archeion Online.
Sumário da obra
Capítulo 1 – O mundo do trabalho e a visibilidade do profissional de arquivos.1.1 A visibilidade dos arquivistas no mundo do trabalho: estado da arte.1.2 Discussão do tema no ambiente acadêmico: os eventos e a produção do conhecimento.Capítulo 2 – Profissional Arquivista.2.1 Arquivista – conceituação.2.2 Panorama mundial do surgimento da profissão.2.3 Panorama da atuação e reconhecimento da profissão no Brasil.2.4 Ética profissional.2.5 A visibilidade dos arquivistas nos espaços de trabalho e em suas atribuições.Capítulo 3 - Os agentes de formação e os espaços de ensino na Arquivística.3.1 Primeiros movimentos: o surgimento do curso de formação no cenário mundial.3.2 A formação no Brasil.3.3 Radiografia dos cursos.3.4 Competência dos Arquivistas: que profissional os cursos desejam formar?3.5 Vinculação dos cursos com os coletivos profissionais.3.6 Vinculação do ensino com o mercado laboral.Capítulo 4 - Os coletivos profissionais no Brasil: as associações da área de Arquivologia.4.1 Coletivos profissionais: composição e objetivos.4.2 Os coletivos e sua relação com os órgãos da categoria.4.3 Os coletivos profissionais no Brasil: um panorama.4.4 Síntese geral dos coletivos profissionais: a realidade brasileira.4.5 O ensino da arquivística sob o prisma das associações profissionais.4.6 Os coletivos profissionais e a promoção de eventos.4.7 Panorama dos coletivos profissionais e o mercado laboral: colaboração promissora?Capítulo 5 - Visibilidade do arquivista no mundo do trabalho.5.1 Registro profissional dos arquivistas.5.2 Reflexos do Brasil: os arquivistas no mundo do trabalho.
Adaptado de informações da lista EDICIC e de nota no blog de Diplomática e Tipologia UnB
Um ótimo presente de final de ano, amigo oculto.
ResponderExcluirSe eu ainda fosse estudante de Arquivologia compraria um exemplar ou pediria de presente.
Fica a dica.
Katia Isabelli
Sou estudante do 2°semestre de Arquivologia da Universidade Federal do Pará,e estou fazendo um trabalho,e escolhi o seu livro,gostei muito e vou procurar saber ainda mais sobre suas obras...Obrigada!! Adriana Santiago
ExcluirOlá, Adriana Santiago
ExcluirFiquei muito contente com o seu comentário. E vamos ampliando a visibilidade do arquivista.
Abraço,
Katia Isabellli
Olá professora Kátia,quando tiver alguma informação,ou quiser divulgar qualquer informação,ou vim a minha cidade,qualquer coisa...rs e queira me informar,vou deixar meu contato pessoal...dricout@bol.com.br (lhe agradeço pela atenção).Obrigada...professora!.Adriana Santiago
Excluir