8 de out. de 2013

SEMINÁRIO: “Dar nome aos documentos: da teoria à prática”

A Fundação Instituto Fernando Henrique Cardoso (Fundação iFHC) e a Associação de Arquivistas de São Paulo (ARQ-SP) organizam o seminário "Dar nome aos documentos: da teoria à prática", a ser realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro de 2013

Arquivos, bibliotecas, museus e centros de memória enfrentam hoje, mais do que nunca, a dificuldade de nomear adequadamente os documentos que precisam descrever e disponibilizar para consulta. Na medida em que se interessam por tudo aquilo que pode servir de fonte para a pesquisa, e não apenas por documentos que correspondem a atos de caráter administrativo e jurídico, lidam com uma variedade muito grande de linguagens, suportes, técnicas de registro e formatos, sem dispor de repertórios que os auxiliem nessa tarefa. 

Tomando por base a experiência de organização do acervo multifacetado da Fundação iFHC, o seminário "Dar nome aos documentos: da teoria à prática" pretende reunir especialistas para discutir problemas conceituais e terminológicos, com a perspectiva de estabelecer uma plataforma de entendimento capaz de responder não apenas às necessidades daqueles que atuam em instituições de custódia, mas também às de profissionais de outras áreas, igualmente empenhados na nominação dos documentos de que se ocupam.

Clique aqui para acessar a programação completa.

Para se inscrever na palestra preencha aqui o formulário.

2 comentários:

  1. Me gustaría saber cuándo estarán disponibles las ponencias presentadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi a informação de que o iFHC está preparando um livro digital que ficará disponível no site do Instituto. A previsão é de cerca de dois meses.

      Excluir