Sobre um slogan sugestivo de "Nadie enseña a nadie, con humildad para aprender, tod@s aprendemos de tod@s" se encontra a faixa de abertura do imenso portal da Red de Docentes de América Latina e Caribe (aceda à RedDOLAC aqui). O projeto é ambicioso e bem amplo. Congrega profissionais de todos o países latino-americanos, dos mais variados níveis de educação e áreas de conhecimento. O ponto de convergência é o pensar inovador sobre educação. É possível a qualquer um ingressar gratuitamente na rede e se cadastrar para ir recebendo por e-mail as novidades, postagens e artigos. O destaque deste post vai para 3 links bem úteis e interessantes para quem tenta trabalhar com as novas TIC na educação superior, porém, muitas vezes, tem problemas na questão da adaptação à tecnologia; a conhecida história de "geração x" e "geração y", de "nativivos digitais" e "migrantes digitais":
- Um link para um conjunto de e-books grátis do CALED (Instituto Latinoamericano y del Caribe de Calidad en Educación Superior a Distancia) com materiais bastante inspiradores também para cursos presenciais, por conta de experiências e recursos que podem facilitar uma ação educativa mais abrangente, além das fronteiras físicas da sala de aula. Acesse o link para os e-books na RedDOLAC ou no CALED.
- Um link para um livro introdutório, porém bem abrangente sobre ferramentas de comunicação, com capítulos inteiro dedicados a recursos que as pessoas normais mal sabem como explorar em alguns ambientes que usam no dia-a-dia, como google, facebook, wikis etc. Apesar de aparentar ser material específico para a área de comunicação, tem informações especiais sobre ferramentas que podem auxiliar a efetivação de estratégias de ensino-aprendizagem relacionadas às TIC. Acesse aqui da RedDOLAC, ou aqui para baixá-lo diretamente da DirCom.
- Um link para uma publicação da Corporação Colômbia Digital sobre processos de ensino e aprendizagem com as TIC, autodefinido como "un compilado de análisis, herramientas y experiencias exitosas sobre la inclusión de las nuevas tecnologías en los procesos de formación". A obra se estrutura em 4 partes (sociedade, aprendizagem, interação e exemplo bem sucedidos). Veja o post na RedDOLAC aqui ou leia a obra no site da Colombia Digital aqui.
Adaptado de informações da RedDOLAC
Nenhum comentário:
Postar um comentário